No último fim de semana, a comunidade do Empanturrado e comunidades vizinhas, na área rural, receberam a equipe da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura, da Subprefeitura do Coroados e da Associação Vale dos Rios, em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), para a realização do cadastro de moradores que trabalham com a extração do musgo-veludo (Sphagnum spp.) dentro do Parque Boguaçu. O cadastro é destinado exclusivamente à retirada do musgo, e mais de 150 extrativistas foram registrados.
De acordo com o secretário de Pesca e Agricultura, Dagoberto da Silva, as famílias locais, reconhecidas como população tradicional caiçara, realizavam a extração de forma irregular após a criação do Parque Boguaçu. O extrativismo do musgo, prática que há mais de cinco décadas compõe a principal fonte de renda das comunidades, passa agora a ser exercido de forma regular e segura com o cadastramento das famílias tradicionais.
Com o cadastro, os extrativistas passam a ter segurança para realizar a coleta, a secagem e o transporte do musgo-veludo, material amplamente utilizado na horticultura como condicionador de solo, cobertura de canteiros e substrato para produção de mudas, especialmente de espécies ornamentais.
A subprefeita do Coroados, Edna Castro, destacou a relevância do avanço: “Este cadastro garante dignidade, preserva a tradição e fortalece a economia das famílias que há décadas sobrevivem do extrativismo”.
.png)

Rua Dr. João Cândido, nº 380 - Centro - Paraná - Brasil . CEP: 83280-000
Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Departamento de Comunicação.